Aldeia RPG

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Suporte ao desenvolvimento de jogos


    Menu por teclado[Game Maker]

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    Mensagens : 122
    Créditos : 6

    Menu por teclado[Game Maker] Empty Menu por teclado[Game Maker]

    Mensagem por Rslipknotr Sáb Mar 03, 2012 3:15 pm

    Nome: Menu por teclado
    Descrição: Neste tutorial irei ensinar a fazer um Menu controlado pelo teclado. Menus nesse estilo são comuns em jogos ao estilo Mario.
    Nível de dificuldade: iniciante
    Requerimentos: GM PRO/LITE



    Desenvolvimento:


    = Crie um objeto e chame de obj_menu.

    No Create coloque:

    Código:
    selecao=1
    opcoes=3

    = Aqui definimos duas variáveis, selecao e opcoes. Então sempre que o Menu for criado a selecao será igual a 1 e as opcoes igual 3.

    No Step coloque:

    Código:
    if keyboard_check_pressed(vk_up)
    {
    selecao-=1
    }
    if keyboard_check_pressed(vk_down)
    {
    selecao+=1
    }

    if keyboard_check_pressed(vk_enter)
    {
    if selecao=1 {room_goto_next()}
    if selecao=2 {game_load(get_string("Continuar jogo:",""))}
    if selecao=3 {game_end()}
    }

    if selecao>opcoes selecao=1
    if selecao<1 selecao=opcoes

    = Quando a tecla para cima for pressionada a selecao diminuirá em 1 e quando a tecla para baixo for pressionado a selecao aumentará em 1.
    Quando a tecla Enter for pressionada ocorrerá a ação correspondente ao número de selecao.
    O último código faz se a selecao for igual a 1 e a tecla cima for pressionada a selecao será 3, e se a selecao for igual a 3 e a tecla baixo for pressionada a selecao será igual a 1.

    Coloque no Draw:

    Código:
    draw_set_halign(fa_center)

    draw_set_font(FONTE)

    draw_text(x,y,"Novo jogo")
    draw_text(x,y+48,"Continuar jogo")
    draw_text(x,y+96,"Sair")

    draw_set_color(c_black)

    if selecao=1 {draw_text(x,y,"<<                  >>")}
    if selecao=2 {draw_text(x,y+48,"<<                        >>")}
    if selecao=3 {draw_text(x,y+96,"<<        >>")}

    = 1° centraliza o texto.
    2° desenha a frase Novo jogo na posição x e y do objeto.
    3° desenha a frase Continuar jogo na posição x e y +48 do objeto.
    4° desenha a palavra Sair na posição x e y +96 do objeto.
    5° deixa o texto com a cor preta.
    6/7/8° desenha o texto correspondente a selecao.

    Agora coloque o objeto na room e veja o resultado.

    Menu com sprites:

    Se você quiser trocar as setas por sprites:

    Coloque no Draw:

    Código:
    draw_set_font(FONTE)

    draw_text(x,y,"Novo jogo")
    draw_text(x,y+48,"Continuar jogo")
    draw_text(x,y+96,"Sair")

    draw_set_color(c_black)

    if selecao=1 {draw_sprite(sprite,0,x-32,y)}
    if selecao=2 {draw_sprite(sprite,0,x-32,y+48)}
    if selecao=3 {draw_sprite(sprite,0,x-32,y+96)}

    = 1° desenha a frase Novo jogo na posição x e y do objeto.
    2° desenha a frase Continuar jogo na posição x e y +48 do objeto.
    3° desenha a palavra Sair na posição x e y +96 do objeto.
    4° deixa o texto com a cor preta.
    5/6/7° desenha a sprite na posição correspondente da selecao.

    Agora coloque o objeto na room e veja o resultado.


    Créditos


    Super Games - Por criar
    Rslipknotr - Por postar


    _________________
    Spoiler:

    Menu por teclado[Game Maker] Batalha
    Cada erro e uma nova chance de dar certo. Rslipknotr

    Menu por teclado[Game Maker] Scaled.php?server=819&filename=signlasse
    Spoiler:

      Data/hora atual: Ter Mar 19, 2024 6:03 am