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    Mapeando em vbGORE

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    Mapeando em vbGORE Empty Mapeando em vbGORE

    Mensagem por Kratos Dom Mar 20, 2011 10:06 am

      [vbGore]~ Map Editor ~
      por WillerLee
      Sumário:
      [box title=Sumário]

        Map Editor

      ~pequena descrição sobre seus "botões"
        Barra de Ferramentas:

      - Botão "Set Tiles"
      - Botão "Tiles bloqueadas"
      - Botão "Preencher mapa"
      - Botão "Informação do Tile"
      - Botão "Saídas"
      - Botão "Janela do NPC"
      - Botão "Efeito de Partículas"
      - Botão "Efeitos de Som"
      - Botão " Informação de mapa"
        Efeito do Map Editor:- Mostrar/Esconder Clima
        - Mostrar/Esconder NPCs
        - Ligar/Desligar efeitos de luz
        - Mostrar/Esconder Grade -32x32pixels-
        - Mostrar/Esconder informação de tile
        - Mostrar/Esconder Mini-Map
        Demais botões...

        - Optimizar
        - Carregar
        - Salvar
        - Salvar como
        - Novo
        Atualizações feitas no decorrer do Tópico!


      Aqui está um tutorial sobre map editor, para acompanhar o começo das "atualizações diárias" o.o'... eu postei originalmente na comunidade do Orkut sobre vbGORE, agora aqui xD! Tá um pouco longo só u.u... e talvez confuso... desculpa pelos erros de ortografia também...
      Quando abrir o Map Editor, a primeira tela que irá ver é essa:
      Mapeando em vbGORE Mapinfo2ws9
      A parte mais importante dessa janela, é a barra de ferramentas que se encontra no canto superior da tela:
      Mapeando em vbGORE Mapinfo3gh0
      E também a "Search Bar", que se encontra no canto inferior.
      Explicando a função de cada parte da Search Bar:
      Mapeando em vbGORE Searchbar
      1: Aqui você coloca o que você quer procurar... sempre APENAS números!
      As Grh, que são como tilesets do vbGore, podem apenas ser nomeadas com números!
      2: Aqui você coloca onde o Map Editor ai procurar o que você escreveu na barra de pesquisa... que pode ser:
      - O Grh Index (número da grh), onde ele procura por todos os tiles até achar um com o número que você digitou na barra de pesquisa.
      - O File Number (número do arquivo), que acha a imagem correspondente ao número que digitou (assim como todos os grhs nela).
      Mapeando em vbGORE Mapinfo11qe2
      Obs: Recomendo usar o file number, que acha um "tileset" inteiro! Por exemplo, se você digitar 49, e colocar grh index, ele vai acha um só tile, mas se você colocar file number 9, ele vai achar vários tiles, inclusive o tile (ou grh) 49.
      Na mesma barra, ainda tem o Tile Sheet (que eu acho TOTALMENTE inútil o.o', mas é opinião pessoal, vou explicar mesmo assim)
      Basta clicar neste botão:
      Mapeando em vbGORE Viewsheetb
      que irá aparecer esta tela com o Tile Sheet
      Mapeando em vbGORE Viewsheet1
      Essa é a imagem do Tile Sheet.
      Se você clicar com o botão direito nessa janela, algumas opções irão aparecer:
      Mapeando em vbGORE Mapinfo4ts7
      Startnumber: Esse é o número da grh onde você vai começar a listar os tiles. Ou seja, se você digitar 1000, ele vai mostrar todas as tiles (ou grhs) que tem o número 1000 em diante (1001, 1002, 1000 + x).
      Preview Size (Prev. Width, Prev. Height): Indica a largura (Width) e altura (Height) das previews dos tiles... normalmente é 32x32 (apesar de ser meio óbvio, aqui é só uma "mostra", "preview", você não pode mudar o tamanho das tiles).
      Show Options: Aqui há uma variedade de "caixinhas" que você pode marcar, e ele mostra só as tiles que se "encaixam" nas definições das caixinhas marcadas... traduzindo da primeira caixinha até a última:
      - Tiles "de fora" (tiles usadas em ambientes externos, como jardins, florestas, montanhas...)
      - Tiles "de dentro" (tiles usadas em ambientes externos como casas, lojas, castelos, e etc...)
      - Vegetação
      - Construções
      - Objetos "de fora"
      -Objetos "de dentro"
      - Variados (mostrados)
      - Variados (escondidos)
      Obs: Não me pergunte o que significa mostrados ou escondidos... u.u'

      Voltando a falar da barra de ferramentas:



      I - Botão "Set Tiles" (sexto da esquerda para a direita): Mapeando em vbGORE Button6
      Se você clicar nesse botão, essa janela vai aparecer:
      Mapeando em vbGORE Mapinfo1aw3
      1 - Seção das camadas... o primeiro botão é a primeira camada, assim como o segundo é a segunda... e etc...
      Quanto menor o número correspondente a camada, mais "em baixo" ele vai estar das outras camadas... então:
      - O número 1 está em baixo de todas as camadas (essa camada normalmente é usada para colocar água)
      - O 2 está em baixo das camadas 3~6 e em cima da 1 (normalmente usada para colocar chão)
      - O 3 está em baixo das camadas 4~6, e em cima da 1 e 2 (normalmente é usada para colocar Objetos "não passáveis" como pedras, e etc)
      - O 4 está em baixo das camadas 5 e 6, e em cima das 1~3 (normalmente usada para o topo de árvores e outros objetos baixos)
      - O 5 está em baixo da camada 6 e em cima das camadas 1~4 (normalmente usada para topo de prédios, assim como lugares mais altos que os da camada 4)
      - O 6 está em cima de todas as camadas (normalmente usada para pássaros, nuvens e objetos muito altos)
      Vale lembrar que as camadas 1, 2 e 3 estão abaixo do player, e as 4, 5 e 6, acima.
      2 - "Caixinha do Grh"
      Essa caixinha deve estar marcada para você conseguir colocar tiles no mapa, clique no tile que quer usar, e depois clique no mapa para colocar ele... e para tirar o tile do mapa, aperte ctrl + botão direito no tile
      3 - "Caixinha da Luz"
      Ela é usada se você quer "ligar" as configurações de luz que vão ser explicadas no item 4.
      4 - "Valores da Luz"
      É usada se você quer mudar a luz de determinada tile, por exemplo, você quer usar uma tile colorida e "feliz" em um lugar todo escuro... não daria certo, né!? Mas você não quer ficar editando a tile... então use esses valores, com eles você pode fazer isso:
      Mapeando em vbGORE Showchangedlight
      Os valores são ARGB, ou seja, Alpha (transparência da tile... 255 é opaca, normal, e 0 é invisível...), vermelho (quanto maior o número, mais forte a cor), verde e azul. No final, vai ser uma mistura das 3 cores (uma com mais intensidade do que a outra, se você colocou números diferentes nas 3 cores) + transparência.
      Ele na verdade muda cada canto da tile, ou seja, a caixa superior esquerda, vai mudar o pedaço superior esquerdo da tile... e pra gerar a cor, você vai ter que gerar o valor ARGB com a ferramenta ARGB <-> Long Tool, que fica lá em baixo da tela... neste ícone:
      Mapeando em vbGORE ARGBButton
      lá você coloca os valores, clica pra gerar, e o valor que aparecer você cola no canto correspondente do tile (ou os 4, se você quer mudar a imagem toda)
      Para melhor resultado, use o ToolColorCon.exe
      5 - Sombras
      Aqui está uma caixinha que você terá que marcar se você quiser usar as sombras, e na caixinha digite 1 pra colocar as sombras, e 0 pra tirar (não me pergunte por que ele não colocou só o número ou só a caixinha u.u)... recomendo você deixar sempre a caixinha marcada, e colocar 0 pra tirar as sombras. Exemplo:
      Mapeando em vbGORE Shadowshowoff
      6 - Número da Grh
      Aqui é o número da grh que você quer usar... meio inútil já que quando você seleciona uma tile, e já coloca o número dela na caixinha.




      II - Botão "Tiles bloqueadas"
      Mapeando em vbGORE Blockb
      É o sétimo botão da esquerda para a direita, e é usado para bloquear a passagem das pessoas, clicando nele vai aparecer:
      Mapeando em vbGORE Mapinfo7is5
      O botão set walk, bloqueia só a passagem, mas você ainda pode atirar através da tile, agora com o set attack, você não pode atirar em algo do outro lado da tile (acho que tem que clicar no "No Attack" nesse caso também).
      Aqueles quadradinhos no meio da figura, servem para saber em que direção você vai bloquear... no meio, é todas, no de cima, você não pode ir em direção norte para o sul, na tile, da da direita, você não pode ir na direção oeste para leste... e etc...




      III - Botão "Preencher mapa"
      Mapeando em vbGORE Floodb
      Oitavo icone da esquerda para a direita, quando clicado, mostra isso:
      Mapeando em vbGORE Mapinfo5bd9
      Muito simples, se você clicar em Map, ele preenche o mapa inteiro com o tile selecionado no momento, e quando você aperta screen, ele só preenche a área que você consegue ver no momento...
      É útil se você quer tirar todos os NPCs do mapa, preencher tudo com grama, e etc... ele normalmente faz a mesma coisa que você faria se clicasse na tela, mas faz no mapa inteiro, ou na tela inteira...
      Exemplo:
      Se prencher apenas a tela, ficará assim:
      Mapeando em vbGORE Floodmap
      mas poderá ver que o restante do mapa não se alterará.
      Mapeando em vbGORE Floodscreen




      IV - Botão "Informação do Tile"
      Mapeando em vbGORE Tinfob
      É o nono botão da esquerda para a direita, quando você clica nele, aparece isso:
      Mapeando em vbGORE Tilestuff
      Ele mostra as informações das tiles, mas ele só serve pra informar mesmo, pois fora as caixas MailBox e Sign, tudo o que você mudar aqui, você pode mudar mais facilmente em outros lugares.
      Não tenho certeza pra que serve o Mailbox/sign, mas você pode colocar 1 para ativar, e 0 pra deixar normal... acho que mailbox é pra você ver suas mensagens, mas que eu saiba da pra você ver elas por uma hotkey... vai entender...




      V - Botão "Saídas"
      Mapeando em vbGORE Exitb
      Décimo botão da esquerda para a direita, quando você clicar, essa imagem vai aparecer:
      Mapeando em vbGORE Mapinfo8cp3
      Aqui você escolhe os "portais" ou "saídas" para outros mapas (ou no mesmo)
      Na parte Map, você escolhe pra que mapa o tile vai te levar quando você pisar nele
      Na parte x/y você coloca as cordenadas da parte do mapa que o portal vai levar... você pode ver as cordenadas olhando para o canto inferior direito do map editor... lá a terceira "informação" da direita para a esquerda, é as coordenadas (x,y) de onde o mouse está (então é só você deixar o mouse em cima do lugar no qual você quer que o portal leve, e então copiar o primeiro valor para a caixinha x, e o segundo para a caixinha y).
      Set coloca o portal, erase tira.




      VI - Botão "Janela do NPC"
      Mapeando em vbGORE Npcb
      É o décimo primeiro botão da esquerda para a direita, quando você clicar nele, essa janela vai aparecer:
      Mapeando em vbGORE Mapinfo9ld9
      Nela você escolhe o NPC que quer colocar no mapa. Set NPC coloca, e Erase NPC tira o NPC




      VII - Botão "Efeito de Partículas"
      Mapeando em vbGORE Particleb
      É o décimo segundo botão da esquerda para a direita, quando você clica nele, aparece essa janela:
      Mapeando em vbGORE Mapinfo10al7
      Essa janela é usada para colocar efeitos de partículas no mapa, como a da cachoeira do mapa padrão que veio no vBGORE. Não é recomendado que iniciantes mexam em partículas, pois é um pouco dificil, mas esse não é um editor de partículas, isso é só pra colocar o efeito criado aqui (não abordarei como criar partículas, pois nem eu sei u.u'...)...
      - ID: É o ID do efeito da partícula... cada efeito de partícula tem uma ID diferente, que é o mesmo do que as das subs com o prefixo EffectNum_, ou seja, se você criou uma sub EffectNum_40 e colocou o efeito das partículas lá, e quer colocar esse efeito no mapa, digite 40 no ID
      - Gfx: É a textura usada pela partícula! Ou seja, é a imagem que vai aparecer, como o spell heal que é um monte de coração, bless que é aqueles simbolos egipcios, se não me engano, e etc... não é o numero da Grh, textura é uma imagem inteira... então se você quer usar alguma imagem como particula, ela tem que estar sozinha.
      - X/Y: São as cordenadas... o mesmo que usamos no portal, é a posição absoluta do efeito no mapa
      - Particles: Número de partículas usadas... quanto maior o número, mais partículas, e mais denso será o efeito
      - Dir: Direção das particulas... não precisa ser usada, mas é quando as particulas precisam de alguma direção, como as partículas do fogo. Só é usada se o efeito foi escrito de maneira a usar isso...
      Para editar algum efeito já criado, marque a caixinha Edit Mode




      IIX - Botão "Efeitos de Som"
      Mapeando em vbGORE Soundb
      Décimo terceiro botão da esquerda para a direita. Ao clicar, vai aparecer um lugar pra você escrever o Index do efeito de som... quando algúem ficar no tile, o som vai tocar (na verdade é um efeito de som só o.o' e não uma música, pelo que eu saiba)




      IX - Botão " Informação de mapa"
      Mapeando em vbGORE Tileinfob
      Décimo quarto botão, ao clicar, essa janela irá aparecer:
      Mapeando em vbGORE Mapinfo
      - Map Name: Nome do mapa.
      - Version number: Meio inútil, é só pra você especificar a versão dele... se você fizer algum update, você pode mudar o número... inútil.
      - Weather: "Clima", número 0 = nenhum, 1 = neve, 2 = chuva... da pra adicionar mais efeitos, mas não tenho certeza de como faz...
      - Music: Música de fundo do mapa, digite o número dela aqui
      - Width: Largura em pixels do mapa
      - Height: Altura em pixels do mapa
      Os botões acabaram, mais alguma informações:
      Lembra que eu expliquei onde ver as coordenadas do mapa?!
      Mapeando em vbGORE Bottominfo
      Então, a primeira divisória mostra o nome do mapa, a segunda, mostra a coordenada (x,y) do tile (coordenada normalemnte usada). A terceira divisória mostra as coordenadas em pixel, que você quase nunca usa, e a última mostra os quadros por segundo...




      Os últimos botôes servem só pra ligar/desligar algum efeito no map editor:
      1 - Mostrar/Esconder Clima
      Mapeando em vbGORE Weatherb
      2 - Mostrar/Esconder NPCs
      Mapeando em vbGORE Npcb
      3 - Ligar/Desligar efeitos de luz
      Mapeando em vbGORE Brightb
      4 - Mostrar/Esconder Grade (com tamanho 32x32 cada quadradinho)
      Mapeando em vbGORE Gridb
      5 - Mostrar/Esconder informação de tile
      Mapeando em vbGORE Tileinfob (Segundo botão azul)
      6 - Mostrar/Esconder Mini-Map
      Mapeando em vbGORE Minimapb




      Os primeiros Botões servem para salvar, carregar, e etc...
      Optimizar - Limpa o mapa para aumentar a velocidade e diminuir o tamanho (de espaço em disco)
      Mapeando em vbGORE Optimizeb
      Carregar - Carrega mapas já salvados
      Mapeando em vbGORE Openb
      Salvar - Salva o mapa
      Mapeando em vbGORE Saveb
      Salvar como - Salva o mapa com um novo número
      Mapeando em vbGORE Saveasb
      Novo - Abre um novo mapa
      Mapeando em vbGORE Newb



      ~ Créditos ~
      http://www.vbgore.com/Map_Editor (eu traduzi e acrescentei alguns detalhes do tutorial da comunidade oficial)
      Ps: Essa imagens foram "encontradas" no site oficial do vbGore, e há diferenças entre as versões
      vbGore e vbGoreMania... mas em suma, é quase a mesma coisa. Logo estarei expandindo o tuto
      e acabando com este pequeno problema...
      Tutorial em constante desenvolvimento,
      Gratz, Lee.



      Atualizações feitas no decorrer do Tópico!
      Dicas de Mapeamento com vbGore!:

      ~ Tags de Busca ~
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      Barra de Ferramentas:
      "Set Tiles"
      "Tiles bloqueadas"
      "Preencher mapa"
      "Informação do Tile"
      "Saídas"
      "Janela do NPC"
      "Efeito de Partículas"
      "Efeitos de Som"
      " Informação de mapa"
      Efeito do Map Editor
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      Ligar/Desligar efeitos de luz
      Mostrar/Esconder Grade -32x32pixels-
      Mostrar/Esconder informação de tile
      Mostrar/Esconder Mini-Map
      Optimizar


    O tuto não foi feito por mim, mas se por Willer Lee do Mundo Rpg Maker. Todo os créditos aqui contidos são dele...
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    Mapeando em vbGORE Empty Re: Mapeando em vbGORE

    Mensagem por Felix Blayder Dom Mar 20, 2011 10:48 am

    nossa... esse topico é bem famoso, todo lugar q tem topico do VBGore tem esse topico^^!

    mesmo assim é +1 cred, porq pra qm ñ conhece tai uma chance d aprender a mecher no map editor da engine!


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    Mapeando em vbGORE Empty Re: Mapeando em vbGORE

    Mensagem por Sweet Sáb Abr 02, 2011 3:07 pm

    Gostei do tuto, eu não sei bem como mapear no vbgore (É um pouco complicado)

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    Mapeando em vbGORE Empty Re: Mapeando em vbGORE

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