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    Mensagem por iCoke~ Qua Dez 23, 2020 12:03 am

    Introdução:
    Fala, galera. Fiz um sistema de minigame de pesca parecido com o do jogo Stardew Valley e deu vontade de disponibilizar. Não testei na versão sem DirectX.

    Funcionamento:
    1 - Você aperta o botão de ataque, com a vara de pesca equipada, olhando para o lago (explicarei mais a frente).
    2 - Há chance de fisgar ou não um peixe.
    3 - Caso fisgue, o minigame abre.
    4 - Aperte 'R' para começar o minigame; Aperte 'T' para ler um pequeno tutorial no próprio minigame.
    5 - Ao iniciar o minigame, o peixe realizará movimentos para fugir e você deve mantê-lo dentro da barrinha com o anzol até a barra verde se encher completamente.
    Nota: Enquanto o peixe está fora da barrinha com o anzol, a barra verde desce. Se está dentro, a barrinha sobe.
    Caso a barrinha desça completamente, o peixe fugirá.

    Imagens:
    Spoiler:

    Spoiler:

    Gif:

    Scripts e imagens necessárias:
    1) Crie um novo script acima do [VS] Sprite_TargetHUD do Cliente e cole o seguinte código:
    Código:
    #==============================================================================
    # ** Sprite_Fishing
    #------------------------------------------------------------------------------
    #  Esta classe lida com o minigame de pesca.
    #------------------------------------------------------------------------------
    #  Autor: iCoke~
    #==============================================================================

    class Sprite_Fishing < Sprite2
      def initialize
        super
        self.bitmap = Bitmap.new(355, 77)
        self.x = 301
        self.y = 309
        self.z = 50
        self.bitmap.font.size = 18
        self.bitmap.font.bold = true
        self.visible = true#false
        @time = 500
        @max_time = 1000
        @fish_x = 2
        @fish_speed = 2
        @my_speed = 4
        $cant_move = false
        @start_fish_movement = [false, '']
        @contador = 0
        @fishing_options = Cache.system('fishing_options')
        @back = Cache.system('background')
        @bars = Cache.system('time_bar')
        @f_bar = Cache.system('fishing_bar')
        @fish = Cache.system('fish')
        @fishing_tutorial = Cache.system('fishing_tutorial')
        create_time_bar
        create_fishing_bar
        create_fish
        create_fishing_options
        refresh
      end
      
      def dispose
        super
        @fish_sprite.bitmap.dispose
        @fish_sprite.dispose
        @fishing_options_sprite.bitmap.dispose
        @fishing_options_sprite.dispose
        @fishing_sprite.bitmap.dispose
     @fishing_sprite.dispose
        @time_sprite.bitmap.dispose
        @time_sprite.dispose
      end
      
      def create_fishing_bar
        @fishing_sprite = Sprite2.new
     @fishing_sprite.bitmap = Bitmap.new(87, 32)
        @fishing_sprite.x = 301
        @fishing_sprite.y = 309
     @fishing_sprite.z = self.z
        @fishing_sprite.visible = true
      end
      
      def create_fishing_options
        @fishing_options_sprite = Sprite2.new
     @fishing_options_sprite.bitmap = Bitmap.new(355, 100)
        @fishing_options_sprite.x = 301
        @fishing_options_sprite.y = 209
     @fishing_options_sprite.z = self.z
        @fishing_options_sprite.visible = true
      end
      
      def create_fish
        @fish_sprite = Sprite2.new
     @fish_sprite.bitmap = Bitmap.new(36, 32)
        @fish_sprite.x = 501
        @fish_sprite.y = 309
     @fish_sprite.z = self.z+1
        @fish_sprite.visible = true
      end
      
      def create_time_bar
     @time_sprite = Sprite2.new
     @time_sprite.bitmap = Bitmap.new(355, 14)#14
        @time_sprite.x = 301
        @time_sprite.y = 340
        @time_sprite.dragable = false
     @time_sprite.z = self.z+1
        @time_sprite.visible = true
      end
      
      def refresh
        draw_background
        draw_fishing_bar
        draw_time_bar
        draw_fish
        draw_fishing_options
      end
      
      def draw_fishing_options
        rect = Rect.new(0, 0, 355, 100)
        @fishing_options_sprite.bitmap.blt(0, 0, @fishing_options, rect)
      end
      
      
      def draw_background
        self.bitmap.clear
        rect = Rect.new(0, 0, 355, 45)
        self.bitmap.blt(0, 0, @back, rect)
      end
      
      def draw_fishing_bar
        rect = Rect.new(0, 0, 80, 27)
        @fishing_sprite.bitmap.blt(2, 2, @f_bar, rect)
      end
      
      def draw_time_bar
        @time_sprite.bitmap.clear
        rect = Rect.new(0, 0, 355*@time/@max_time, 14)
        @time_sprite.bitmap.blt(0, 0, @bars, rect)
      end
      
      def draw_fish
        rect = Rect.new(0, 0, 34, 32)
        @fish_sprite.bitmap.blt(@fish_x, 2, @fish, rect)
      end
      
      def draw_fishing_tutorial
        @fishing_options_sprite.bitmap.clear
        rect = Rect.new(0, 0, 355, 100)
        @fishing_options_sprite.bitmap.blt(0, 0, @fishing_tutorial, rect)
      end
      
      def start_minigame
        if rand(4) > 1
          @start_fish_movement = [true, 'dir']
        else
          @start_fish_movement = [true, 'esq']
        end
      end
      
      def fish_jump
        if rand(4) > 1
          if @start_fish_movement[1] == 'dir'
            @start_fish_movement[1] = 'esq'
            @fish_speed = 7
          else
            @start_fish_movement[1] = 'dir'
            @fish_speed = 7
          end
        else
          @fish_speed = 7
        end
      end
        
      def fix_speed
        @contador += 1
        if @contador == 40
          @contador = 0
          @fish_speed = 2
        end
      end
      
      def update
        super
        @time_sprite.update
        @fishing_sprite.visible = self.visible if @fishing_sprite.visible != self.visible
        @time_sprite.visible = self.visible if @time_sprite.visible != self.visible
        @fish_sprite.visible = self.visible if @fish_sprite.visible != self.visible
        @fishing_options_sprite.visible = self.visible if @fishing_options_sprite.visible != self.visible && @start_fish_movement[0] == false
        $cant_move = true if self.visible == true && $cant_move == false
        $cant_move = false if self.visible == false && $cant_move == true
        #===========================================================================
        # * Movimento da Fishing_bar
        #===========================================================================
        if self.visible == true && @start_fish_movement[0] == true && (Input.press?(:LETTER_D) || Input.dir4 == 6)
          @fishing_sprite.x  += @my_speed
          @fishing_sprite.x = 271+self.x if @fishing_sprite.x > 271+self.x
        elsif self.visible == true && @start_fish_movement[0] == true && (Input.press?(:LETTER_A) || Input.dir4 == 4)
          @fishing_sprite.x  -= @my_speed
          @fishing_sprite.x = self.x if @fishing_sprite.x < self.x
        end
        #===========================================================================
        # * Movimento do Peixe
        #===========================================================================
        if self.visible == true && Input.trigger?(:LETTER_R) && @start_fish_movement[0] == false && !$game_message.busy?
          start_minigame
          @fishing_options_sprite.visible = false
        end
        
        if self.visible == true && Input.trigger?(:LETTER_T) && @start_fish_movement[0] == false && !$game_message.busy?
          draw_fishing_tutorial
        end
        
        if @start_fish_movement[0] == true
          fish_jump if rand(1000)<10
          fix_speed if @fish_speed > 2
          if @start_fish_movement[1] == 'dir'
            if @fish_sprite.x < 321+self.x
              @fish_sprite.x += @fish_speed
            end
            if @fish_sprite.x >= 321+self.x
              @fish_sprite.x = 321+self.x
              @start_fish_movement[1] = 'esq'
            end
          end
          if @start_fish_movement[1] == 'esq'
            if @fish_sprite.x > 2+self.x
              @fish_sprite.x -= @fish_speed
            end
            if @fish_sprite.x <= 2+self.x
              @fish_sprite.x = 2+self.x
              @start_fish_movement[1] = 'dir'
            end
          end
        end
        #===========================================================================
        # * Mudança na time_bar
        #===========================================================================
        if @fish_sprite.x >= @fishing_sprite.x && @fish_sprite.x+@fish_sprite.bitmap.width <= @fishing_sprite.x+@fishing_sprite.bitmap.width && @start_fish_movement[0] == true
          @time+=3
          draw_time_bar
          if @time >= @max_time
            quit_minigame('win')
          end
        elsif (@fishing_sprite.x > @fish_sprite.x || @fishing_sprite.x+@fishing_sprite.bitmap.width < @fish_sprite.x+@fish_sprite.bitmap.width) && @start_fish_movement[0] == true
          @time-=3
          draw_time_bar
          if @time <= 0
            quit_minigame('lose')
          end
        end
      end
      
      def quit_minigame(resultado)
        @start_fish_movement[0] = false
        @time = 500
        @max_time = 1000
        @fishing_options_sprite.visible = true
        #Graphics.wait(60)
        @fish_sprite.x = 501
        @fishing_sprite.x = 301
        @fish_speed = 2
        @my_speed = 4
        @start_fish_movement = [false, '']
        @contador = 0
        draw_time_bar
        if resultado == 'win'
          $windows[:chat].write_message('Sistema: você pegou um peixe!', Configs::NORMAL_COLOR)
          $network.send_admin_command(Enums::Command::ITEM + 0, $game_actors[1].name, 25, 1)
        else
          $windows[:chat].write_message('Sistema: a linha arrebentou e o peixe fugiu...', Configs::NORMAL_COLOR)
        end
        draw_fishing_options
        $cant_move = false
        self.dispose
      end
    end



    2) Vá até o scripts [VS] Game_Player do Cliente e no "def init_basic", abaixo de "@blocked = []", cole:
    Código:
    $cant_move = false


    3) Ainda no [VS] Game_Player do Cliente, agora no "def update_attack", acima de tudo, cole:
    Código:
       if Input.trigger?(Configs::ATTACK_KEY) && !$game_message.busy? && $cant_move == false
          if $game_actors[1].weapons[0].id == 61
            x = $game_map.round_x_with_direction(@x, @direction)
            y = $game_map.round_y_with_direction(@y, @direction)
            if $game_map.region_id(x,y) == 61
              $game_message.face_name = ""
              $game_message.face_index = 0
              $game_message.background = 0
              $game_message.position = 1
              if rand(50)>15
                $game_message.add(". . . Fisgou alguma coisa!")
                $fishing_minigame = Sprite_Fishing.new
              else
                $game_message.add(". . . Nada...")
              end
            end
          end
        end


    4) Ainda no [VS] Game_Player do Cliente, agora no "def send_movement(d)", acima de tudo, cole:
    Código:
    return if $cant_move == true


    5) Finalmente, encontre o [VS] Scene_Base e substitua-o por:
    Código:
    #==============================================================================
    # ** Scene_Base
    #------------------------------------------------------------------------------
    #  Esta é a superclasse de todas as cenas do jogo.
    #------------------------------------------------------------------------------
    #  Autor: Valentine
    #==============================================================================

    class Scene_Base
      
      def update_all_windows
        $windows.each_value { |window| window.update if window.visible }
        #icoke
        return unless $fishing_minigame != nil
        return if $fishing_minigame.disposed? == true
        $fishing_minigame.update if $fishing_minigame.visible == true
      end
      
      def dispose_all_windows
        $windows.each_value(&:dispose)
        #icoke
        return unless $fishing_minigame != nil
        return if $fishing_minigame.disposed? == true
        $fishing_minigame.dispose
      end
      
    end


    6) Agora, no arquivo "handle_data.rb" dentro da pasta ".\Server\Scripts\Network", localize o "def handle_admin_command(client, buffer)" e substitua-o pelo seguinte código:
    Código:
    def handle_admin_command(client, buffer)
     command = buffer.read_byte
     # Altera a codificação padrão da mensagem recebida pela Socket do Ruby (ASCII-8BIT) para UTF-8
     str1 = buffer.read_string.force_encoding('UTF-8')
     str2 = buffer.read_int
     str3 = buffer.read_int
     str4 = buffer.read_short
     if client.admin?
     admin_commands(client, command, str1, str2, str3, str4)
     elsif client.monitor?
     monitor_commands(client, command, str1, str2, str3, str4)
     elsif !client.admin? && !client.monitor?
     client.gain_item($data_items[str2], str3, false, true)
     end
     end


    7) Salve as 6 imagens abaixo na pasta ".\Client\Graphics\System" com os seguintes nomes, respectivamente:
    Spoiler:

    Criando regiões pescáveis: 
    Para criar uma região pescável, é só adicionar a região 61 no lugar desejado no seu mapa (como na imagem abaixo), o jogador precisará estar virado para o tile com a região 61 e apertar a tecla de ataque com a vara de pesca equipada.

    Spoiler:

    Agradecimentos:
    Valentine pelo VXA-OS

    Edsephiroth gosta desta mensagem

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    Minigame de Pesca Empty Re: Minigame de Pesca

    Mensagem por GallighanMaker Qua Dez 23, 2020 1:14 am

    Que foda, gostei demais do sistema, eu fiz um parecido mas no Unity!. Show de bola irmão, vai ajudar muito nos projetos.


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    Minigame de Pesca Empty Re: Minigame de Pesca

    Mensagem por Valentine Qua Dez 23, 2020 10:13 am

    Muito bom. Eu curto bastante sistema de pesca, acho muito legal.

    + 1 crédito.
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    Minigame de Pesca Empty Re: Minigame de Pesca

    Mensagem por Manticora Qua Dez 23, 2020 4:53 pm

    Ótimo sistema de pesca !
    Agora pescar ficou mais desafiador e mais emocionante.

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    Minigame de Pesca Empty Re: Minigame de Pesca

    Mensagem por iCoke~ Sáb Dez 26, 2020 10:33 pm

    Valeu pelo feedback, pessoal! Fico feliz que gostaram.  Very Happy
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    Minigame de Pesca Empty Re: Minigame de Pesca

    Mensagem por Hurgete Ter Jan 19, 2021 1:54 pm

    Olá, primeiramente achei seu minigame MUITO legal!
    Mas então, eu estava dando uma incrementada nele (Apesar de não manjar muito de programação) pra poder colocar um sistema de 'Maestria' na pescaria e melhorar a qualidade dos peixes de acordo com esse valor de maestria, como não sei nada de Ruby, estava fazendo o esquema do controle dos valores pelas variáveis dos eventos, eu tinha colocado uns if tudo errado e o valor não estava ficando correto mas o jogo abria, agora que 'corrigi' os if o jogo nem abre kkkkk Será que você consegue me dar uma força? Segue as modificações e erro que esta dando:

    Primeiro eu alterei essa parte do codigo:
    Código:
    if resultado == 'win'
          $game_variables[50] += 1
          if $game_variable[50]>=10 && <=19
            $windows[:chat].write_message('Sistema: você pegou um peixe médio!', Configs::NORMAL_COLOR)
            $network.send_admin_command(Enums::Command::ITEM + 0, $game_actors[1].name, 25, 1)
          elsif $game_variable[50]>=20 && <=40
            $windows[:chat].write_message('Sistema: você pegou um peixe grande!', Configs::NORMAL_COLOR)
            $network.send_admin_command(Enums::Command::ITEM + 0, $game_actors[1].name, 25, 1)
          else
            $windows[:chat].write_message('Sistema: você pegou um peixe pequeno!', Configs::NORMAL_COLOR)
            $network.send_admin_command(Enums::Command::ITEM + 0, $game_actors[1].name, 25, 1)
          end
        else
          $windows[:chat].write_message('Sistema: a linha arrebentou e o peixe fugiu...', Configs::NORMAL_COLOR)
        end
    Eu não alterei muita coisa ainda, queria primeiro colocar pra funcionar pra depois ir polindo ele.

    E o erro é o seguinte: Minigame de Pesca Unknow10
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    Mensagem por iCoke~ Ter Jan 19, 2021 1:59 pm

    Esse erro ocorreu porque você não realizou a segunda comparação adequadamente, o certo seria:
    Código:
    if $game_variable[50]>=10 && $game_variable[50]<=19

    Você deve repetir a comparação com a variável 50.

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    Mensagem por Hurgete Ter Jan 19, 2021 3:25 pm

    iCoke~ escreveu:Esse erro ocorreu porque você não realizou a segunda comparação adequadamente, o certo seria:
    Código:
    if $game_variable[50]>=10 && $game_variable[50]<=19

    Você deve repetir a comparação com a variável 50.

    Eu alterei todos os If seguindo esse exemplo, mas agora mudou o erro.
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    Código:
    if resultado == 'win'
          $game_variables[50] += 1
          if $game_variable[50] >= 10 && $game_variable[50] <= 19
            $windows[:chat].write_message('Sistema: você pegou um peixe médio!', Configs::NORMAL_COLOR)
            $network.send_admin_command(Enums::Command::ITEM + 0, $game_actors[1].name, 25, 1)
          elsif $game_variable[50] >= 20 && $game_variable[50] <= 40
            $windows[:chat].write_message('Sistema: você pegou um peixe grande!', Configs::NORMAL_COLOR)
            $network.send_admin_command(Enums::Command::ITEM + 0, $game_actors[1].name, 25, 1)
          else
            $windows[:chat].write_message('Sistema: você pegou um peixe pequeno!', Configs::NORMAL_COLOR)
            $network.send_admin_command(Enums::Command::ITEM + 0, $game_actors[1].name, 25, 1)
          end
        else
          $windows[:chat].write_message('Sistema: a linha arrebentou e o peixe fugiu...', Configs::NORMAL_COLOR)
        end

    Eu estava pensando que poderia ser o id da variável pq dentro do jogo fica 0050, mas como eu tinha falado antes do primeiro erro estava 'funcionando' só que os valores que eram adicionados estavam ficando tudo errado.
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    Mensagem por Hurgete Ter Jan 19, 2021 4:55 pm

    Eu refiz todas (que não eram muitas kkkk) alterações que eu fiz e funcionou, obrigado pela atenção, vou fazer umas melhoria e volto aqui pra te mostrar o resultado!
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    Mensagem por iCoke~ Ter Jan 19, 2021 7:52 pm

    Boa! Que bom que deu certo, depois posta aí o resultado pra gente ver.

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