Aldeia RPG

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte ao desenvolvimento de jogos


+2
GallighanMaker
Singelinho
6 participantes

    [Script]Menu de Opções

    Singelinho
    Singelinho
    Ocasional
    Ocasional


    Medalhas : [Script]Menu de Opções ImDuCdXyFXERC
    Mensagens : 228
    Créditos : 93

    [Script]Menu de Opções Empty [Script]Menu de Opções

    Mensagem por Singelinho Ter Fev 11, 2014 1:12 am

    [Script]Menu de Opções ShNc7Eh
    Primeiro de tudo, quero informar que sou iniciante ainda em ruby(RGSS) mais esta script eu fiz com carinho e tentei por uns códigos que muitos membros podem querer utiliza-los. Prosseguindo... a script é simples, podem melhora-las como quiser, qualquer erro peço que os relate aqui. Ela é um menu com botão, que possuem funções bem legais, como por exemplo: "Sair do Jogo", "Selecionar Boneco", "Tutorial do Jogo", "Configurações" e "Ajuda". 

    Descrição de tudo:

    Sair do Jogo -> Nome diz tudo, salva o jogo e sai
    Selecionar Boneco -> Volta para a seleção de personagem
    Tutorial do Jogo -> Teletransporta usuário para um mapa, coordenadas especifica.
    Configurações -> Abre uma janela, para ativar e desativar musica/sons
    Ajuda -> Abre um sprite informando tudo na tela
    - Será adicionado mais coisas -

    Spoiler:

    Download de tudo que vamos utilizar:

    [Script]Menu de Opções WeqVYk8
    Bem vamos lá !! Crie uma script nova e nela adicione:
    Código:
    #================================================================
    #|Autor: Singelinho|      Menu de Opções                        =
    #================================================================
    # Version: 1.4                                                  =
    # Menu simples, com diversas funções.                           =
    #================================================================

    class Opções < Window_Base
      def initialize
        super(254,154,160,160)
        self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
        self.back_opacity = 200
        self.z = 50000
        self.visible = false
        self.active = false
        @dragable = false
        @closable = true
        #Sprites
        @sprite = Sprite.new
        @sprite.bitmap = (RPG::Cache.picture("Ajuda"))
        @sprite.visible = false
        #Widgets
        @button1 = Button.new(self, 35, 25, "Sair do Jogo") {click1}
        @button2 = Button.new(self, 20, 50, "Selecionar Boneco") {click2}
        @button3 = Button.new(self, 26, 75, "Tutorial do Jogo") {click3}
        @button4 = Button.new(self, 30, 98, "Configurações") {click4}
        @button5 = Button.new(self, 53, 120, "Ajuda") {click5}
      end
      
      #======= Métodos =======
      def click1
        autosave
        Network::Main.close_socket
        exit
      end
      
      def click2
        $scene = Scene_Title.new
      end
      
      def click3
        $scene.TutorialG.visible = true
        $scene.TutorialG.active = true
      end
      
      def click4
        $scene.Configurações.visible = true
        $scene.Configurações.active = true
      end
      
      def click5
        @sprite.visible = !@sprite.visible
      end
      #======================
      #======================
      def show
        self.visible = true
        refresh
      end
      
      def hide
        self.visible = false
        self.active = false
      end
      #=======================
    end

    class Scene_Map
      attr_accessor('Opções')
      alias cal main_draw
      def main_draw
        cal
        @Opções = Opções.new
      end
      alias cali update
      def update
        cali
        @Opções.update
        #Input para abrir e fecha menu, neste caso é Esc
        if Input.triggerd?(Input::Esc)
          if @Opções.visible
            @Opções.visible = false
          else
            @Opções.visible = true
          end
        end
      end
    end

    Após criar a script "opções", crie outra e adicione:

    Código:
    #================================================================
    #|Autor: Singelinho|      Menu de Teletransporte Tutu           =
    #================================================================
    # Version: 1.0                                                  =
    # Para alterar o mapa e as cordenadas Linha -> 31, 34, 35, 36   =
    #================================================================

    class TutorialG < Window_Base
      def initialize
        super(423,154,179,85)
        self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
        self.back_opacity = 200
        self.z = 50000
        self.visible = false
        self.active = false
        @dragable = false
        @closable = true
        #Widgets
        @button1 = Button.new(self, 35, 50, "Sim") {click1}
        @button2 = Button.new(self, 90, 50, "Não") {click2}
        refresh
      end
      
      #======= Métodos ======
      def refresh
        @txt1 = self.contents.draw_text(0, 0, 480-32, 32, "Deseja mesmo ir ao tutorial?")
      end
      
      def click1
        #Teletransporta para tal mapa e tal coordenadas (ID, X, Y)
        if $game_temp.player_new_map_id == $game_temp.player_new_map_id = 1
          p 'Você já esta no mapa'
        else
          $game_temp.player_new_map_id = 1
          $game_temp.player_new_x = 12
          $game_temp.player_new_y = 12
          $game_temp.player_transferring = true
          $game_map.update
          $scene = Scene_Map.new
          Network::Main.send_start
          $game_temp.chat_log.push("Sistema: Bem Vindo ao tutorial, que seja bem útil.")
        end
      end
      
      def click2
        self.close
      end
      #======================
    end

    class Scene_Map
      attr_accessor('TutorialG')
      alias edca main_draw
      def main_draw
        edca
        @TutorialG = TutorialG.new
      end
      alias edup update
      def update
        edup
        @TutorialG.update
        #Fechar com ESC
        if Input.triggerd?(Input::Esc)
          if @TutorialG.visible
            @TutorialG.visible = false
          end
        end
      end
    end

    Ultima > Tendo criada as duas acima, adicione mais uma script e nela ponha isto:

    Código:
    #================================================================
    #|Autor: Singelinho|    Menu de Configurações do Jogo           =
    #================================================================
    # Version: 1.0                                                  =
    #================================================================

    class Configurações < Window_Base
      def initialize
        super(70,154,179,130)
        self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
        self.back_opacity = 200
        self.z = 50000
        self.visible = false
        self.active = false
        @dragable = false
        @closable = true
        #Widgets
        @button1 = Button.new(self, 35, 93, "Aplicar") {click1}
        @button2 = Button.new(self, 100, 93, "Fechar") {click2}
        @check1 = Check_Box.new(self, 30, 45)
        @check2 = Check_Box.new(self, 30, 65)
        refresh
      end
      
      #======= Métodos ======
      def refresh
        @txt1 = self.contents.draw_text(0, 0, 480-32, 32, "Menu de Configurações")
        @txt2 = self.contents.draw_text(40, 20, 480-32, 32, "Musica")
        @txt3 = self.contents.draw_text(40, 40, 480-32, 32, "Sons")
      end
      
      def click1
        if @check1.checked
          Audio.bgm_play("Audio/BGM/Base1")
          $game_temp.chat_log.push("Sistema: Musica (ON)")
        else
          Audio.bgm_stop
          $game_temp.chat_log.push("Sistema: Musica (OFF)")
        end
        if @check2.checked
          Audio.bgm_play("Audio/BGM/Base2")
        else
          Audio.bgm_stop
          $game_temp.chat_log.push("Sistema: Son desativado")
        end
      end
      
      def click2
        self.close
      end
      #======================
    end

    class Scene_Map
      attr_accessor('Configurações')
      alias edc main_draw
      def main_draw
        edc
        @Configurações = Configurações.new
      end
      alias edu update
      def update
        edu
        @Configurações.update
        #Fechar com ESC
        if Input.triggerd?(Input::Esc)
          if @Configurações.visible
            @Configurações.visible = false
          end
        end
      end
    end

    Pronto o sistema foi devidamente instalado !!
    Qualquer bug, error, alguma coisa que seria legal de por... Podem falar, quero que esta script vocês possam utilizar e abusar dela xD 

    créditos - Singelinho


    Última edição por Singelinho em Sáb Fev 15, 2014 1:56 pm, editado 1 vez(es)


    _________________
    [Script]Menu de Opções VMscx1Q
    GallighanMaker
    GallighanMaker
    Colaborador
    Colaborador


    Medalhas : [Script]Menu de Opções ZgLkiRU
    Mensagens : 985
    Créditos : 102

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    [Script]Menu de Opções Left_bar_bleue0/0[Script]Menu de Opções Empty_bar_bleue  (0/0)
    Vida:
    [Script]Menu de Opções Left_bar_bleue30/30[Script]Menu de Opções Empty_bar_bleue  (30/30)

    [Script]Menu de Opções Empty Re: [Script]Menu de Opções

    Mensagem por GallighanMaker Ter Fev 11, 2014 1:28 am

    +1 cred mto bom o script e vou utilizar com certeza, esta evoluindo mto nessa área man! parabéns.


    _________________
    [Script]Menu de Opções 8dVK0ku
    using C# and import Python developer || Expert in Unity Engine IDE. || [Script]Menu de Opções 769_heart 2D pixel games.
    Singelinho
    Singelinho
    Ocasional
    Ocasional


    Medalhas : [Script]Menu de Opções ImDuCdXyFXERC
    Mensagens : 228
    Créditos : 93

    [Script]Menu de Opções Empty Re: [Script]Menu de Opções

    Mensagem por Singelinho Ter Fev 11, 2014 1:29 am

    Brigado!! Pretendo ir bem mais longe  :=D:


    _________________
    [Script]Menu de Opções VMscx1Q
    Adanrox
    Adanrox
    Diva
    Diva


    Mensagens : 522
    Créditos : 74

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    [Script]Menu de Opções Left_bar_bleue0/0[Script]Menu de Opções Empty_bar_bleue  (0/0)
    Vida:
    [Script]Menu de Opções Left_bar_bleue30/30[Script]Menu de Opções Empty_bar_bleue  (30/30)

    [Script]Menu de Opções Empty Re: [Script]Menu de Opções

    Mensagem por Adanrox Ter Fev 11, 2014 8:14 am

     Área errada, esse script é para Netplay


     Porém gostei do seu sistema vai ser útil para muitos membros que queira colocar configurações no seu projeto mas o Valentine já desenvolveu um mas o seu está 100% obrigado, 


    +1 crédito
    Singelinho
    Singelinho
    Ocasional
    Ocasional


    Medalhas : [Script]Menu de Opções ImDuCdXyFXERC
    Mensagens : 228
    Créditos : 93

    [Script]Menu de Opções Empty Re: [Script]Menu de Opções

    Mensagem por Singelinho Ter Fev 11, 2014 8:54 am

    Adanrox escreveu: Área errada, esse script é para Netplay


     Porém gostei do seu sistema vai ser útil para muitos membros que queira colocar configurações no seu projeto mas o Valentine já desenvolveu um mas o seu está 100% obrigado, 


    +1 crédito

    Nem me liguei na área, desculpa !!

    Esse menu estava fazendo uns 3 dias antes do valentine postar que estava fazendo um também.
    Mas Valeu

    @Att:


          Correção simples:


    Olha na script "configurações" eu botei as duas musicas na BGM... Muda a Base2 para "Audio/SE" e no método "click1" abaixo dele adicione:

    Código:
    #Musica BGM   
        if @check1.checked
          Audio.bgm_play("Audio/BGM/Base1")
          $game_temp.chat_log.push("Sistema: Musica (ON)")
        else
          Audio.bgm_stop
          $game_temp.chat_log.push("Sistema: Musica (OFF)")
        end
        #Sons SE
        if @check2.checked
          Audio.se_play("Audio/SE/Base2")
        else 
          Audio.se_stop
          $game_temp.chat_log.push("Sistema: Son desativado")
        end
     Belezinha !! :ok:
    Atualização das scripts[ANTIGA]

    Script TutorialG(Apaga e bota):

    Código:
    #================================================================
    #|Autor: Singelinho|      Menu de Teletransporte Tutu           =
    #================================================================
    # Version: 1.3                                                  =
    # Para alterar o mapa e as cordenadas Linha -> 31, 34, 35, 36   =
    #================================================================

    class TutorialG < Window_Base
      def initialize
        super(423,154,179,85)
        self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
        self.back_opacity = 200
        self.z = 50000
        self.visible = false
        self.active = false
        @dragable = false
        @closable = true
        #Widgets
        @button1 = Button.new(self, 35, 50, "Sim") {click1}
        @button2 = Button.new(self, 90, 50, "Não") {click2}
        refresh
      end
      
      #======= Métodos ======
      def refresh
        @txt1 = self.contents.draw_text(0, 0, 480-32, 32, "Deseja mesmo ir ao tutorial?")
      end
      
      def click1
        #Teletransporta para tal mapa e tal coordenadas (ID, X, Y)
        if $game_temp.player_new_map_id == $game_temp.player_new_map_id = 1
          p 'Segundo click = Você saiu do tutorial'
          #Edite id, x e y para definir onde voltar
          $game_temp.player_new_map_id = 2
          $game_temp.player_new_x = 12
          $game_temp.player_new_y = 12
          $game_temp.player_transferring = true
          $game_map.update
          $scene = Scene_Map.new
          Network::Main.send_start
          $game_temp.chat_log.push("Sistema: Você saiu do tutorial.")
        else
          $game_temp.player_new_map_id = 1
          $game_temp.player_new_x = 12
          $game_temp.player_new_y = 12
          $game_temp.player_transferring = true
          $game_map.update
          $scene = Scene_Map.new
          Network::Main.send_start
          $game_temp.chat_log.push("Sistema: Bem Vindo ao tutorial, que seja bem útil.")
        end
      end
      
      def click2
        self.close
      end
      #======================
    end

    class Scene_Map
      attr_accessor('TutorialG')
      alias edca main_draw
      def main_draw
        edca
        @TutorialG = TutorialG.new
      end
      alias edup update
      def update
        edup
        @TutorialG.update
        #Fechar com ESC
        if Input.triggerd?(Input::Esc)
          if @TutorialG.visible
            @TutorialG.visible = false
          end
        end
      end
    end

    Altere também a script "Configurações", para esta:

    Código:
    #================================================================
    #|Autor: Singelinho|    Menu de Configurações do Jogo           =
    #================================================================
    # Version: 1.8                                                  =
    #================================================================

    class Configurações < Window_Base
      def initialize
        super(70,154,179,130)
        self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
        self.back_opacity = 200
        self.z = 50000
        self.visible = false
        self.active = false
        @dragable = false
        @closable = true
        #Sprite1
        @sprite1 = Sprite.new
        @sprite1.bitmap = (RPG::Cache.icon("music_on"))
        @sprite1.visible = false
        #Sprite2
        @sprite2 = Sprite.new
        @sprite2.bitmap = (RPG::Cache.icon("music_off"))
        @sprite2.visible = false
        #Widgets
        @button1 = Button.new(self, 35, 93, "Aplicar") {click1}
        @button2 = Button.new(self, 100, 93, "Fechar") {click2}
        @check1 = Check_Box.new(self, 30, 45)
        @check2 = Check_Box.new(self, 30, 65)
        refresh
      end
      
      #======= Métodos ======
      def refresh
        @txt1 = self.contents.draw_text(0, 0, 480-32, 32, "Menu de Configurações")
        @txt2 = self.contents.draw_text(40, 20, 480-32, 32, "Musica")
        @txt3 = self.contents.draw_text(40, 40, 480-32, 32, "Sons")
      end
      
      def click1
        #Musica BGM  
        if @check1.checked
          Audio.bgm_play("Audio/BGM/Base1")
          $game_temp.chat_log.push("Sistema: Musica (ON)")
          @sprite1.visible = true
          @sprite2.visible = false
          return @sprite1.visible = true
        else
          Audio.bgm_stop
          $game_temp.chat_log.push("Sistema: Musica (OFF)")
          @sprite2.visible = true
          @sprite1.visible = false
          return @sprite2.visible = true
        end
        #Sons SE
        if @check2.checked
          Audio.se_play("Audio/SE/Base2")
        else
          Audio.se_stop
          $game_temp.chat_log.push("Sistema: Som não ativado")
        end
      end
      
      def click2
        self.close
      end
      #======================
    end

    class Scene_Map
      attr_accessor('Configurações')
      alias edc main_draw
      def main_draw
        edc
        @Configurações = Configurações.new
      end
      alias edu update
      def update
        edu
        @Configurações.update
        #Fechar com ESC
        if Input.triggerd?(Input::Esc)
          if @Configurações.visible
            @Configurações.visible = false
          end
        end
      end
    end

    Baixe -> https://imgur.com/bwBAD0c,9eXgTk6 e joga na pasta "Graphics\Icons".
    Qualquer duvida só perguntar!!


    Última edição por Singelinho em Qua Fev 12, 2014 7:34 pm, editado 1 vez(es)


    _________________
    [Script]Menu de Opções VMscx1Q
    Valentine
    Valentine
    Administrador
    Administrador


    Medalhas : [Script]Menu de Opções ZgLkiRU
    Mensagens : 5336
    Créditos : 1163

    [Script]Menu de Opções Empty Re: [Script]Menu de Opções

    Mensagem por Valentine Ter Fev 11, 2014 3:22 pm

    Parece um ótimo script, + 1 crédito
    jiraya
    jiraya
    Membro Ativo
    Membro Ativo


    Mensagens : 293
    Créditos : 26

    [Script]Menu de Opções Empty Re: [Script]Menu de Opções

    Mensagem por jiraya Ter Fev 11, 2014 11:31 pm

    Singelinho Pelo que estudei aqui ta perfeito  muito obrigado vai ajudar muito VlW...


    _________________
    [roll="Ataque nível 1"]

    Se escrevam no meu Canal no Youtube:  Eberton Munhoz
           
    Singelinho
    Singelinho
    Ocasional
    Ocasional


    Medalhas : [Script]Menu de Opções ImDuCdXyFXERC
    Mensagens : 228
    Créditos : 93

    [Script]Menu de Opções Empty Re: [Script]Menu de Opções

    Mensagem por Singelinho Qua Fev 12, 2014 10:14 am

    Valeu galera !! são comentários assim que motiva o homem... =D


    _________________
    [Script]Menu de Opções VMscx1Q
    Samuka_Maker
    Samuka_Maker
    Aldeia Friend
    Aldeia Friend


    Medalhas : [Script]Menu de Opções WBLhI
    Mensagens : 1204
    Créditos : 127

    [Script]Menu de Opções Empty Re: [Script]Menu de Opções

    Mensagem por Samuka_Maker Qua Fev 12, 2014 3:39 pm

    hm... parece um ótimo script cara *-* vai ajudar muita gente =p, acho que vou dar uma estuudada nele e colocar mais umas coisas Successful


    _________________

    Life rpg maker, suporte para criacao de jgoos online eoffline, link do forum:(v2.0)
    http://liferpgmakerv2.forumais.com/

    [Script]Menu de Opções 6f4EA

    [Script]Menu de Opções Bxvno
    Tópico original/Tópico de Recrutamento
    Singelinho
    Singelinho
    Ocasional
    Ocasional


    Medalhas : [Script]Menu de Opções ImDuCdXyFXERC
    Mensagens : 228
    Créditos : 93

    [Script]Menu de Opções Empty Re: [Script]Menu de Opções

    Mensagem por Singelinho Qua Fev 12, 2014 5:54 pm

    Samuka_Maker escreveu:hm... parece um ótimo script cara *-* vai ajudar muita gente =p, acho que vou dar uma estuudada nele e colocar mais umas coisas Successful

    Valeu a e !! tranquilinho brow...

    Atualizações das Scripts
    OBS: é opcional  a troca das scripts, troque se quiser.


    Troque sua script "configurações" por esta:

    Código:
    #================================================================
    #|Autor: Singelinho|    Menu de Configurações do Jogo           =
    #================================================================
    # Version: 2.0                                                  =
    #================================================================

    class Configurações < Window_Base
      def initialize
        super(70,154,179,105)
        self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
        self.back_opacity = 200
        self.z = 50000
        self.visible = false
        self.active = false
        @dragable = false
        @closable = false
        #Sprite1
        @sprite1 = Sprite.new
        @sprite1.bitmap = (RPG::Cache.icon("music_on"))
        @sprite1.visible = false
        #Sprite2
        @sprite2 = Sprite.new
        @sprite2.bitmap = (RPG::Cache.icon("music_off"))
        @sprite2.visible = false
        #Widgets
        @button1 = Button.new(self, 20, 70, "Aplicar") {click1}
        @button2 = Button.new(self, 100, 70, "Fechar") {click2}
        @check1 = Check_Box.new(self, 10, 45)
        @button3 = Button.new(self, 85, 45, "Fulscreen") {click3}
        refresh
      end
      
      #======= Métodos ======
      def refresh
        @txt1 = self.contents.draw_text(15, 0, 480-32, 32, "Menu de Configurações")
        @txt2 = self.contents.draw_text(17, 20, 480-32, 32, "Musica")
      end
      
      def click1
        #Musica BGM  
        if @check1.checked
          Audio.bgm_play("Audio/BGM/Base1")
          $game_temp.chat_log.push("Sistema: Musica (ON)")
          @sprite1.visible = true
          @sprite2.visible = false
        else
          Audio.bgm_stop
          $game_temp.chat_log.push("Sistema: Musica (OFF)")
          @sprite2.visible = true
          @sprite1.visible = false
        end
      end
      
      def click2
        self.close
      end
      
      def click3
        $showm = Win32API.new 'user32', 'keybd_event', %w(l l l l), ''
        $showm.call(18,0,0,0)
        $showm.call(13,0,0,0)
        $showm.call(13,0,2,0)
        $showm.call(18,0,2,0)
      end
      #======================
    end

    class Scene_Map
      attr_accessor('Configurações')
      alias edc main_draw
      def main_draw
        edc
        @Configurações = Configurações.new
      end
      alias edu update
      def update
        edu
        @Configurações.update
        #Fechar com ESC
        if Input.triggerd?(Input::Esc)
          if @Configurações.visible
            @Configurações.visible = false
          end
        end
      end
    end

    Troque sua script "tutorial" por esta:
    Código:
    #================================================================
    #|Autor: Singelinho|      Menu de Teletransporte Tutu           =
    #================================================================
    # Version: 1.3                                                  =
    # Para alterar o mapa e as cordenadas Linha -> 31, 34, 35, 36   =
    #================================================================

    class TutorialG < Window_Base
      def initialize
        super(423,154,179,85)
        self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
        self.back_opacity = 200
        self.z = 50000
        self.visible = false
        self.active = false
        @dragable = false
        @closable = true
        #Widgets
        @button1 = Button.new(self, 35, 50, "Sim") {click1}
        @button2 = Button.new(self, 90, 50, "Não") {click2}
        refresh
      end
      
      #======= Métodos ======
      def refresh
        @txt1 = self.contents.draw_text(0, 0, 480-32, 32, "Deseja mesmo ir ao tutorial?")
      end
      
      def click1
        #Teletransporta para tal mapa e tal coordenadas (ID, X, Y)
        if $game_temp.player_new_map_id == $game_temp.player_new_map_id = 1
          p 'Segundo click = Você saiu do tutorial'
          #Edite id, x e y para definir onde voltar
          $game_temp.player_new_map_id = 2
          $game_temp.player_new_x = 12
          $game_temp.player_new_y = 12
          $game_temp.player_transferring = true
          $game_map.update
          $scene = Scene_Map.new
          Network::Main.send_start
          $game_temp.chat_log.push("Sistema: Você saiu do tutorial.")
        else
          $game_temp.player_new_map_id = 1
          $game_temp.player_new_x = 12
          $game_temp.player_new_y = 12
          $game_temp.player_transferring = true
          $game_map.update
          $scene = Scene_Map.new
          Network::Main.send_start
          $game_temp.chat_log.push("Sistema: Bem Vindo ao tutorial, que seja bem útil.")
        end
      end
      
      def click2
        self.close
      end
      #======================
    end

    class Scene_Map
      attr_accessor('TutorialG')
      alias edca main_draw
      def main_draw
        edca
        @TutorialG = TutorialG.new
      end
      alias edup update
      def update
        edup
        @TutorialG.update
        #Fechar com ESC
        if Input.triggerd?(Input::Esc)
          if @TutorialG.visible
            @TutorialG.visible = false
          end
        end
      end
    end

    Download das imagens: Icons | Simples modificações a pedidos de algumas pessoas. =D


    _________________
    [Script]Menu de Opções VMscx1Q

    Conteúdo patrocinado


    [Script]Menu de Opções Empty Re: [Script]Menu de Opções

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex maio 17, 2024 9:24 am