Aldeia RPG

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte ao desenvolvimento de jogos


5 participantes

    [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna

    Adanrox
    Adanrox
    Diva
    Diva


    Mensagens : 522
    Créditos : 74

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna Left_bar_bleue0/0[Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna Empty_bar_bleue  (0/0)
    Vida:
    [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna Left_bar_bleue30/30[Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna Empty_bar_bleue  (30/30)

    [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna Empty [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna

    Mensagem por Adanrox Qui Abr 17, 2014 5:02 pm

    [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna 83zsujL
    Olá pessoal, quero informar que essa é minha primeira Aula simples de como criar um mapa mmorpg, por qual motivo criei esse tópico? bom... vejo muitas pessoas criando mapas de florestas, cavernas, cidades, etc... e muitos se dizem ser Mapper, mas geralmente não é bem um Mapper, porque digamos que Mapper tem a capacidade de tornar um espaço de 40x30 no seu Editor de Mapa, um excelente ambiente, onde pessoas podem se alegrar com os detalhes do mapa.

    Também quero informar que essa Aula utilizei uma base do tileset de Aveyond da Amaranth, e nossa aula vai ser divertida por que vamos entrar em quase todos os detalhes, que se gera no mapa, então siga esses passos para que você possa aperfeiçoar sua capacidade e ter novas ideias e grandes projetos.
    [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna 7MwwjJ4
    Então vamos começar, vou citar um mapa simples que criei para uma base de caverna é o que a gente vai aprender a desenvolver pelo o começo, mas lembrando que é uma caverna simples onde eu apenas vou dar detalhes, mas eu poderia acrescentar muito mais coisas para ela ficar com bastante glamour, caso você tenha um tileset do seu gost, usei para que você também se capaz de criar uma caverna boa. Veja a imagem que citei como base nessa aula:
    Spoiler:
    (copie o URL da imagem e cole no seu navegador)
    A estrutura do tileset não é uma bem organizada igual aos da Interbrain(RTP) e claro que tem defeito no mapiamento. O que acabei de criar é uma caverna de mina ou o que podemos se dirigir uma Crystal of Mine, e podemos se utilizar como uma caverna level 15, vamos entrar em detalhes dos procedimentos:

    Área 1 : Área 1 é uma base de 4 Pixels de altura, onde o jogador pode se movimentar com espaço suficiente, nesse espaço podemos utilizar monstros level baixo em cada entrada, por exemplo: eu coloco 3 monstros perto da ponte e o jogador vai ter que pelo menos matar 1 monstro se ele quiser ultrapassar para o outro lado, isso o jogador vai ter que receber pelo menos 1 dano em algum monstro, nunca coloque nada na frente das passagem para enfeitar de mais, isso gera conflito quando vai batalhar ou até mesmo jogar uma habilidade em algum monstro.

    Área 2: Nesse espaço podemos se utilizar monstros baixo conforme a Área 1 com monstros diferentes mas com o mesmo level, esse local vai ser bom para tampar a passagem caso o jogador queira subir na escada ou se movimentar para outro local, por isso coloquei aquele outro número 2, esse outro número 2 vai servir de proteção para o outro mapa, se caso o jogador queira sair dos ataque dos monstros ele vai ter que receber danos para dificultar a entrada de cavernas, e se ele estiver forte o bastante ele com certeza vai querer ir até o Boss com o seus amigos, vou entrar em detalhes sobre boss em cavernas depois.


    Área 3: Local com mesmo aspecto do número 2 na entrada de outro mapa, servir de proteção para cada lugar do mapa, sempre é bom dificultar as entrada para que o jogador se anima com os monstros tirando HP, lembre-se sempre deixe espaço para o jogador correr se movimentar para não dificultar os movimentos, por que isso? esse motivo vem de jogadores no mapa, se tiver 3 jogadores no mesmo local, com certeza o espaço para os 3 vai se resumir a 1 espaço para movimentar.
    [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna SRqydSo
    Agora que vem a parte boa da aula onde vocês poderão ter suas ideias onde vai ter espaço para cada parte do mapa em que você vai criar. Vejo que citei pontos listados em negrito(PRETO) na imagem, esses espaço compõem ultra recomendação em mapas mmorpg que vai servir de alta qualidade de passagem e seus caminho de trafego.

    Citação Numérica 1 Entrada: Local para ultra passagem de pessoas de 2 espaço ou 3 se o seu tileset for bem organizado, conforme o seu tileset para se utilizar caminho pequenos mostrando o caminho informando para cada entrada de saída, isso é bem informado em todos os mapper de mmorpg, isso vai orientar todos os jogadores que esteja no mapa, isso vai servir de mini-mapa para a entrada ou saída.

    Citação Numérica 2 Espaço Ponte/Escada: lembrando que cada local que se passa para algum lado, podendo ser direito/esquerda ou baixo/cima sempre ter 3/4 caminho livre e sem muitos obstáculos na frente, como vocês ver que citei um mapa simples mas com caminhos livre que não evitar mal caminho na hora de batalhar com algum monstros ou até mesmo ir um PVP com algum outro jogador, porque sempre tem um PKZINHO querendo te matar.
    [center]Citação Numérica 3 Mudando de Ambiente: Esse local é bem interessante devido ao seu enorme caminhos que mostra onde são entradas, e sempre orientar o jogador com uma portal visível onde qual quer jogador pode ver a entrada, isso é sempre bom mostrar no Mini-Mapa, mas sempre deixar o seu ABS Global para não ocorrer do monstro ficar renascendo sempre no mesmo local, porque assim o jogador sempre vai ficar entrando e saindo e matando o mesmo monstro, e ele ganhando EXP rápido.
    [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna UTHEhTp
    Espero que tenha aprendido algo com esse pequeno tutorial e lembre-se que citei logo acima que esse é o meu primeiro tutorial de como criar um Mapa MMORPG, com alguns pontos que são de obrigatório recomendação. Criei esse tópico porque vejo muitas pessoas criando mapas mal feitos, o que os usuários gosta é de um excelente jogo com mapas que possa chamar atenção, pessoas que se dizem ser Mapper, mas na verdade não sabe o que é um Mapa de verdade, quero falar do jogo Anima por ter mapas muitos mais feitos e mal localizados, veja esse exemplo aqui em baixo de uma caverna que encontrei entre o nosso membro da Aldeia(caso você esteja vendo isso, não estou lhe criticando apenas informando que você errou bastante coisas e você não é um Mapper de verdade, apenas criou uma caverna single-player)
    Spoiler:
    [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna QwSfgrC
    Quero abrir espaço para vocês comentar sobre essa aulas e ver o que vocês acharam para eu melhorar a outra aulas que irei fazer(talvez) ou fazer pedidos para outra área como criar Cidades, Florestas, Local para Boss, Regiões próximas, Cavernas, Calabouços entre outros. Caso você queira que eu fale mais sobre Caverna, vou entrar em detalhes sobre pontos de referencias de cada quest e suas missões.
    [/center]


    Última edição por Adanrox em Qui Abr 17, 2014 9:05 pm, editado 5 vez(es)


    _________________
    [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna EiLDYSs
    renan-vieira
    renan-vieira
    Colaborador
    Colaborador


    Medalhas : [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna ZgLkiRU
    Mensagens : 652
    Créditos : 254

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna Left_bar_bleue0/50[Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna Empty_bar_bleue  (0/50)
    Vida:
    [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna Left_bar_bleue30/30[Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna Empty_bar_bleue  (30/30)

    [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna Empty Re: [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna

    Mensagem por renan-vieira Qui Abr 17, 2014 6:21 pm

    nossa veey, o tópico está very bagunçado, nem quis terminar de ler , eu li picatado e vi que realmente é uma aula bem básico do básico do básico, ensinando mais a noção de mapeamento, só organizar o tópico que vai ficar bom parabéns pela explicação Very Happy


    _________________
    Secti MaInE - Mapa de Informações Estratégicas do Rio de Janeiro.
    http://maine.rj.gov.br/

    eMuseu - Museu Nacional do Esporte.
    https://www.emuseudoesporte.com.br/

    Memórias - Memórias de Oswaldo Cruz(App Hibrido Ionic).
    Link do APP na playstore

    Projetos citados acima foram produzidos com equipes no qual eu participei como programador Frontend e UI Design/UX Design.



    Skype: Renan.vieiraa 
    Facebook: /renandesign 
    E-mail: renanvieira.webdesign@gmail.com
    ou entre em contato via MP:^.^:
    Adanrox
    Adanrox
    Diva
    Diva


    Mensagens : 522
    Créditos : 74

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna Left_bar_bleue0/0[Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna Empty_bar_bleue  (0/0)
    Vida:
    [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna Left_bar_bleue30/30[Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna Empty_bar_bleue  (30/30)

    [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna Empty Re: [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna

    Mensagem por Adanrox Qui Abr 17, 2014 9:26 pm

    Obrigado Renan, por me informar, já arrumei e agora está melhor do que antes, não 100% mas 40% melhorado.


    _________________
    [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna EiLDYSs
    thiagus
    thiagus
    Semi-Experiente
    Semi-Experiente


    Mensagens : 144
    Créditos : 9

    [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna Empty Re: [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna

    Mensagem por thiagus Qui Abr 17, 2014 10:42 pm

    Realmente é um bom tutorial, eu venho acompanhando trabalho de muitos mappers, e vejo que realmente a maioria ou quase todos estão acostumados a fazer mapas de jogos singles. Bem creio que todo tutorial é bem vindo e acrescenta algo. Espero que possam ler suas sugestões e deixarem a suas criticas construtivas, acredito que ainda teremos grandes jogos usando netplay com grandes mappers. Ando fazendo alguns mapas para o meu jogo, qualquer hora dessas espero uma critica sua! espero que faça mais tutoriais e possa ajudar os novos e velhos "mappers".
    Adanrox
    Adanrox
    Diva
    Diva


    Mensagens : 522
    Créditos : 74

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna Left_bar_bleue0/0[Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna Empty_bar_bleue  (0/0)
    Vida:
    [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna Left_bar_bleue30/30[Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna Empty_bar_bleue  (30/30)

    [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna Empty Re: [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna

    Mensagem por Adanrox Sex Abr 18, 2014 10:40 am

    Thiagus, Obrigado por me incentivar e isso vai servi como base para todos os Mapper que queira criar um jogo MMORPG, mas muitas dessas pessoas não liga para conceitos de Mapas ou saber as regras do mapiamento, isso que estraga a estrutura de um projeto com pontos mal informado e local não apropriado para cada objeto. Lembre-se que essa aula é uma aula para localizações corretos e não para ensinar a usar o Editor de Mapas, siga sempre essas regras que citei que o seu jogo não vai perder a graça logo de seguida e vai servi de construtividade para cada Mapper e seus conceitos, quando você postar sua imagem para avaliar, vou ver se você seguiu as regras dos conceitos Mapper.

    Observação: Eu acho que vou prolongar essa aula ensinar quais locais e pontos de referencias podemos se utilizar um NPC para missões em certo lugares protegido ou se preferir alguns dos membros que estiver com dúvidas em seus mapas próprios,  poderia me enviar uma mensagem privada para receber orientações para cada pontos de motivação de NPC, QUEST, MONSTROS, etc.


    _________________
    [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna EiLDYSs
    Ian
    Ian
    Ocasional
    Ocasional


    Mensagens : 216
    Créditos : 27

    [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna Empty Re: [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna

    Mensagem por Ian Sex Abr 18, 2014 1:31 pm

    Adanrox gostei bastante da aula de mapper até por que não entendo quase nada do assunto não tenho muito a acrescentar alem de pedir que continue com o ótimo trabalho =p

    Observação: assim que tiver um tempo no próximo final de semana estarei praticando o que vi aqui.
    Lucky
    Lucky
    Colaborador
    Colaborador


    Mensagens : 654
    Créditos : 75

    [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna Empty Re: [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna

    Mensagem por Lucky Sáb Abr 19, 2014 1:20 am

    Muito bom, muito bem explicado e organizado. Porém, a aula está mais para uma floresta do que uma cave, pois, o mapa usado como exemplo é amplamente aberto, RPG que se preze costuma ter seus mapas de cave/mina fechados e com alguns lugares abertos, no caso de 2D não muito fechado nem muito aberto. É possível fazer caves fechadas para MMORPG, basta não exagerar na quantidade de enemies que vão ter no mapa e certificar que as áreas tenha algumas áreas de escape. 

    Gostei muito da aula!


    _________________
    Belive in your dreams.


    Se você quer vencer, não fique olhando a escada, comece a subir degrau por degrau até chegar ao topo e não espere o incentivo de outros, o primeiro a acreditar no seu sonho tem que ser você.

    [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna Good_t10
    [size=10]Eu Apoio Esse Projeto![/size]
    [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna B9M26iU

    assinatura:
    Adanrox
    Adanrox
    Diva
    Diva


    Mensagens : 522
    Créditos : 74

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna Left_bar_bleue0/0[Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna Empty_bar_bleue  (0/0)
    Vida:
    [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna Left_bar_bleue30/30[Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna Empty_bar_bleue  (30/30)

    [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna Empty Re: [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna

    Mensagem por Adanrox Sáb Abr 19, 2014 11:19 am

    @Lukas Uchiha
    verdade, com alguns pontos são bem fechados com porta de escapar caso o jogador esteja sofrendo muito dano, mas eu citei na outra aula os lugares correto para cada área segura, então isso vai servir de exemplo para qual quer um, veja essa imagem retirada do Jogo WarSpear Online que atualmente existe mais de 4 milhões de jogadores online por toda parte:
    Spoiler:
    Veja que existe x5 pixel de altura e x5pixel de largura, isso para só um espaço para movimentar, esses locais eles colocam para evitar do personagem ficar se batendo um no outro, porque geralmente muitas pessoas trafegam nesse ambiente, então é possível que pareça que sempre é bom deixar lugares com espaços para batalhar com outros monstros ou até mesmo batalhar com outra pessoa. Também citei que tem apenas 2 monstros na entrada da caverna, como citei na aula para não colocar muitos monstros na entrada de qual quer caverna, isso significa que a caverna ainda está no começo dos monstros forte.
    Mas Lembrando, só porque o nossos jogos é 2D não é necessário fazer espaços fechados ou lugadores para escapar, apenas precisa de uma diversão para batalhar com qual quer monstros e ganhar experiência dos monstros rápida para outras pessoas possa sempre usar a caverna com uma entrada de EXP para upar e não só para fazer quest.


    _________________
    [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna EiLDYSs

    Conteúdo patrocinado


    [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna Empty Re: [Tutorial] Mapa MMORPG - Caverna

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter Mar 19, 2024 8:53 am