Aldeia RPG

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte ao desenvolvimento de jogos


2 participantes

    [Tutorial]Emprego de palavras e concordância verbal.

    XWlash
    XWlash
    Semi-Experiente
    Semi-Experiente


    Mensagens : 88
    Créditos : 23

    [Tutorial]Emprego de palavras e concordância verbal. Empty [Tutorial]Emprego de palavras e concordância verbal.

    Mensagem por XWlash Seg Jan 05, 2015 3:53 pm

    Algo que eu costumo ver, são pessoas fazendo mal uso do emprego de palavras e produzindo textos sem a mínima concordância verbal. Nesse post irei ensiná-los a nunca comenter este grande erro.

    Bom para o exemplo da concordância verbal usaremos a frase "João levou uma queda.", nesse caso "João" é o sujeito e "levou" é o verbo. Se eu colocasse "João levamos uma queda." ou "João levei uma queda." ficaria com sentido? Isso que é a concordância verbal, ter uma frase no qual o verbo está no mesmo tempo e pronome do sujeito, se o sujeito for indeterminado ou oculto automáticamente a frase já tem sua concordância verbal.

    Mas porquê?

    Exemplo de frase com sujeito oculto:
    Acordei feliz. (Ou seja Eu). Vê que o verbo já se encaixa com o sujeito por conta dele estar escondido dentro do acordei. Mas pode ser que ocorra a falta da concordância? Claro, geralmente se usa uma frase com este sujeito quando sabe de quem está falando, você as usa sem pensar "Vou colocar um sujeito oculto!" somente as coloca.

    Exemplo de frase com sujeito indeterminado:
    Estudaram para a prova. (Ou seja eles, mas eles quem?). De toda forma o pronome está dentro do verbo. E se mudarmos para "Estudaram para as provas." faz sentido?

    Até agora entendemos que concordância verbal, é colocar palavras de um jeito que a frase fique com centido, o sentido entre o sujeito e o verbo, agora iniciaremos sobre emprego de palavras.

    O emprego de palavras nada mais é da forma como usa as palavras, empregar as palavras no texto, espalhá-las de certa forma, estratégica. Vamos usar a frase "Eu comi um bolo delicioso." como exemplo. A palavra "delicioso" foi colocada como detalhe, um complemento nominal (que complemente a palavra bolo), quanto mais complementos colocar melhor, seja ele verbal ou nominal, claro usada de certa forma.

    Vejamos um exemplo de emprego de palavras amador:
    "Então peguei minha adaga com a minha mão, e então enfiei ela no olho do adormecido a minha frente.".

    Agora, vejamos um exemplo de bom emprego de palavras:
    "Saquei minha adaga com a mão esquerda e fitei aquele corpo inerte a minha frente, e então o momento que eu aguardei anos da mina vida aconteceu, apunhá-lei o peito do corpo...".

    E caso queira mais, vejamos um exemplo bem detalhado:

    "Levei a mão até o bolso e puxei o cabo da adaga, cerrando os punhos em torno dela, o corpo inerte do meu inimigo mais poderoso que já existiu estava a minha frente, tudo que restava era fazer o que toda a humanidade rezou para que acontecesse, sem pensar duas vezes, com toda a minha força desci o braço contra o peito dele, fincando a adaga bem no centro do corpo, o coração...".

    Um bom emprego de palavras define a qualidade da narração, quanto mais palavras empregar, e quanto melhor as empregar, mais rico e bonito o texto irá ficar, procure diferenciar palavras, caso veja que esta usando uma repetidamente, procure o significado dela no dicionário e troque. Uma boa dica é usar sinônimos da palavra.

    Como por exemplo, sinônimos da palavras querer: Almejar, tentar, desejar. (Não estou usando nenhum site ou dicionário são os que eu conheço).

    Bom espero ter ajudado com isso, e também desejo que não faça mais textos usando "e então" toda hora. A melhor coisa que pode fazer quando acabar de escrever, é reler isso vai mostrar os seus erros e até abrir a imaginação para mais detalhes. Até a próxima Successful


    _________________
    [Tutorial]Emprego de palavras e concordância verbal. Source

    Tente novamente.
    wallace123
    wallace123
    Aldeia Friend
    Aldeia Friend


    Medalhas : [Tutorial]Emprego de palavras e concordância verbal. 94Jxv[Tutorial]Emprego de palavras e concordância verbal. ICU4UuCrHDm5A[Tutorial]Emprego de palavras e concordância verbal. Ibnth6gSDk98m7[Tutorial]Emprego de palavras e concordância verbal. ZgLkiRU
    Mensagens : 1161
    Créditos : 38

    [Tutorial]Emprego de palavras e concordância verbal. Empty Re: [Tutorial]Emprego de palavras e concordância verbal.

    Mensagem por wallace123 Seg Jan 05, 2015 11:34 pm

    Ainda bem que está ensinando concordância verbal, porque emprego de palavra, pontuação e acentuação... deixou a desejar, vissi?


    _________________
    https://www.facebook.com/wallace.o.b
    Curta, interaja, compartilhe. :)

      Data/hora atual: Sex maio 31, 2024 9:35 am