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Suporte ao desenvolvimento de jogos


    RGSS 2ª Aula

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    Mensagem por Samuka_Maker Ter Set 11, 2012 4:49 pm

    RGSS 2ª Aula
    Variaveis Locais e Globais
    Nas variáveis dos eventos, temos as variáveis locais: cada evento tem a sua, e a variável local de cada evento só é acessível a ele.Todas as variáveis são nulas(tem valor nil;não é o mesmo que zero), até que você atribua um valor a cada uma delas.Quanto ao escopo, no RGSS temos:
    Variaveis Globais
    As variaveis Globais podem ser usadas (acessadas) em qualquer lugar de qualquer script
    e é definida pelo simbolo: $ antes do nome
    exemplo:
    Código:
    $texto = "Text one"
    Variáveis Locais
    São variáveis acessíveis apenas na sua classe respectiva, assim como as variáveis locais dos eventos são acessíveis apenas para seu evento.Para indicar que uma variável é local e é acessível apenas em sua classe, colocamos um @ antes do nome.
    Exemplo:
    Código:
    [font=Courier New]class Teste_Var
    def Algumdef
    @texto = "Text One"
    end
    end

    Variaveis Comuns
    [quoe]são acessiveis apenas onde são atribuidas[/quote] exemplo:
    Código:
    def algumdef
    texto = "Oi"
    end
    [/font]
    Oque as variaveis guardam?

    Variaveis Numéricas
    Guardam Numeros
    Exemplo:
    Código:
    var = 1
    var1 = 2.0

    Variaveis booleanas
    Guardam valores de boolean ou seja verdadeiro ou falso (true or false)
    Exemplo:
    var = true
    var1 = false


    Variaveis de string
    são variaveis que guardam texto (no print os textos são chamados strings por exemplo e são guardados quando atrbuidas as aspas(""))
    Exemplo:

    Código:
     p "Isso é uma string"

    Variveis de objetos
    guardam os outros Objetos do jogo

    Estruturas de repetição
    São estruturas utilizadas para repetir mesmas ações várias vezes.São úteis para não deixar os scripts com muitas operações repetidas, dentre outras coisas.As estruturas de repetição são:

    (loop do)
    Executa as ações infinitamente até que o loop seja quebrado com um break. Funciona como o ciclo dos eventos.Exemplo:
    Código:
    loop do
    if e_para_parar_loop
    break
    end
    end

    Enquanto(while)


    Executa ações até que uma condição seja falsa.O break também pode ser usado para quebrá-lo.Exemplo:

    Código:
    while varnum < 0
    varnum += 1
    end
    O loop executa enquanto varnum for menor que zero.Dentro do loop, o varnum é somado, até que ele seja igual a zero, e o loop pare de executar.
    Arrays
    As Arrays são variáveis especiais: elas não guardam uma coisa só, como variáveis comuns: elas guardam várias.
    Tomemos como exemplo uma variável interessante, $game_party.actors. Essa variável é uma array, que guarda todos os personagens que estão no grupo, no jogo.Para acessar os valores que essa variável especial guarda, usamos uma notação diferente.No caso, para acessarmos o primeiro personagem do grupo, teríamos:
    Código:
    $game_party.actors[0]
    para acessar o segundo é a mesma coisa mas adicionando um numaero a mais entre os "[]"
    Os valores que estão entre os "[]" são conhecidos como Indice, cada valor guardado dentro das arryas tem um indice atribuido assim podendo adicionar varios valores em uma array Successful

    para creiar uma array use este exemplo
    Código:
    array = []
    vocês podem observar que a array criada está vasia certo?
    então adicione valores a ela
    Código:
    array = ["teste0", "teste1"]
    Observe que se usassemos , no caso, array[0], teríamos "teste0". Se usassemos array[1], teriamos "teste1".
    Para substituir um valor de uma array:
    Código:
    array[ValI] = valor
    No lugar de ValI é o valor do indice da array
    para adicionar um nova valor na array pode-se usar o seguinte codigo:
    Código:
    array.push(Val a ser atribuido)
    exemplo:
    array = ["um", 1]
    array.push(2)
    entre parênteses coloque o valor que será atribuido a array e pinba valor adicionado Successful
    e agora nós atribuiremos um for a array.
    Código:
    for teste in array
    Ação_For[/justify]
    [justify]end

    O for é um pouco complicado de se entender. O que acontece é o seguinte: uma variável é criada, o nome dela é especificada depois do for, no caso, "teste", depois disso essa variável assume o primeiro valor da arrayque no caso é array[0], e o que estiver no for é executado. Depois disso, o "teste" assume o segundo valor da array, (array[1]), e o que estiver no for é executado. Isso acontece até que o "teste" tenha assumido todos os valores da array, daí o loop termina. Outra estrutura para o for é:
    Código:
    for teste in v1...v3
    Ação_For
    end
    [quote]v1 e v3 eu coloquei para que o teste assuma os valores de v1 até v3 em ordem[/quoe]
    Nós também podemos fazer isso do seguinte modo:
    Código:
    for teste in 1...10
    teste assumirá os valores de 1 a 10 em ordem o/


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